Porto, Serralves
Não é segredo, é a nossa escapadinha preferida de verão. O Porto é para nós uma cidade de sonho e tem tudo, mesmo tudo, o que mais apreciamos num destino: beleza natural, pontos de interesse que nunca mais acabam, excelente gastronomia, mas acima de tudo, e aquilo que mais nos cativa, pessoas que sabem mesmo receber, que são genuinamente simpáticas e que nos acolhem como se fossemos da família. É fácil ficarmos rendidos aos encantos desta cidade que tem tanto para oferecer que torna difícil escolher o que visitar. Desta vez, e para completar a nossa passagem por Serralves, optámos por ficar no centro da cidade, em plena Avenida dos Aliados, de forma a podermos passear a pé pela zona e sentir o verdadeiro pulsar da cidade. São inúmeros os restaurantes, as lojas, os edifícios históricos, as zonas de lazer, e o movimento da cidade é absolutamente maravilhoso. Sente-se a vida a acontecer na Rua das Flores ou na Rua de Santa Catarina, com os artistas de rua e as casas de chá, ou no Mercado do Bolhão, tão genuíno quanto cosmopolita, ou ainda nos Clérigos, com a Torre a marcar os passos de quem por ali vagueia. O rio, esse Douro imenso, a adornar o casario em tons de platina, é, claro está, uma das atrações a não perder. Atravessar a Ponte D. Luís, verdadeira varanda sobre a cidade, em direção a Gaia e absorver toda aquela beleza e mansidão é simplesmente maravilhoso. Tudo no Porto apela a que fiquemos por mais tempo, para nos perdermos, nos diluirmos naquela imensa margem de rio feita cidade. Para nós, a despedida é sempre um até já.
🎧 sault, wildfires
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SERRALVES
Serralves é para nós a epitome da cidade, uma espécie de "Porto em versão concentrada", que funciona como um unguento para as dores de crescimento da alma. A arquitetura deste que é um dos mais importantes museus de arte contemporânea da europa, dispensa apresentações e justifica por si só uma visita. Há uma escadaria em especial, que ao desembocar junto a uma janela rasgada sobre os jardins, me provoca sempre uma enorme comoção, como se até aí nunca tivesse verdadeiramente respirado e de repente os pulmões se insuflassem de ar pela primeira vez. E depois há as exposições claro, sempre imensamente interessantes, a despertar sentidos e a criar um sentido para tudo, para o assombro vivido em cada sala, em cada obra e em cada artista ali revelado. Como se isto não fosse já um sonho, Serralves tem ainda o maravilhoso parque, com árvores imensas, em cujo topo é possível passear, no recentemente construído "treetop walk", para além de diversas alamedas e recantos onde simplesmente apetece estar. De muito fácil acesso, e com imensas possibilidades de estacionamento gratuito (nas ruas adjacentes, Gil Eanes ou Dom João de Castro há sempre lugares livres), o Museu de Serralves oferece ainda uma loja (com pequenos objetos que são uma perdição, como as peças da Anna Westerlund), uma livraria excelente, a que é difícil resistir, e um restaurante onde é possível almoçar ou jantar com uma vista incrível para o parque a preços acessíveis. Habitualmente não fazemos reserva, nem para o museu, nem para o restaurante (onde almoçamos sempre nas nossas visitas a Serralves) e nunca tivemos qualquer fila à chegada. É mesmo um dos locais que mais nos faz felizes. A voltar sempre.
MAJESTIC
Um dos ícones da cidade, este maravilhoso café merece toda a fama que tem. O ambiente é requintado, o serviço impecável e a comida excelente. Sempre que vamos ao Porto escolhemos o Majestic para lanchar. Para além de ter um menu variado, a sala e todo o mobiliário transportam-nos para outra época. Os preços podem ser um pouco elevados mas são perfeitamente aceitáveis face a toda experiência proporcionada. Imperdível!
MERCADO DO BOLHÃO
Este mercado histórico da cidade do Porto, cujas origens remontam ao século XIX, foi recentemente remodelado e oferece imensos produtos frescos de qualidade. Há vários bancas onde é possível comer e até beber um copo de vinho e por isso hoje é também frequentado por turistas à procura de uma experiência genuína e original. No piso superior há vários restaurantes (com menus e preços para todos os gostos) onde se come muitíssimo bem, sem necessidade de reserva. Um local central a merecer sem dúvida uma visita.
FICAR NO PORTO
Desta vez para a nossa estadia no Porto escolhemos o Eurostar Aliados, pela sua localização privilegiada em plena Avenida dos Aliados, junto ao edifício da Câmara Municipal. O hotel é lindíssimo, a decoração é fabulosa e a limpeza irrepreensível. Tudo no hotel é bonito e elegante e tem pormenores que realmente se destacam, como as flores naturais no Lobby. Por não dispor de quartos familiares, ficámos em 2 quartos, 1 adulto e uma criança em cada quarto, e foi uma experiência ótima. Os quartos estão muito bem insonorizados e durante toda a noite não se ouviu qualquer ruído, as camas e as almofadas são muito confortáveis e a roupa de cama e os atoalhados são de excelente qualidade. No nosso caso usufruímos ainda do SPA, que dispõe de piscina aquecida, duche sensorial, sauna e banho turco. Também este espaço prima pela elegância e exclusividade. Como tem lotação limitada a 8 pessoas, será conveniente fazer reserva com antecedência. Quanto a refeições, apenas tomámos o pequeno almoço no hotel e gostámos bastante. Mais uma vez tudo estava apresentado com muito cuidado e os produtos oferecidos eram de excelente qualidade. Em todo o hotel o staff é atencioso e prestável. Nota máxima para este oásis de luxo.